INTRODUÇÃO

O envolvimento dos linfonodos axilares é o fator prognóstico mais importante para estimar o risco de recidiva e sobrevida em pacientes com carcinoma mamário. Para tumores menores de um centímetro a sobrevida livre de doença e a sobrevida global são respectivamente 80 % e 90 % quando nao há envolvimento dos linfonodos axilares e de 65 % e 68 % quando estes estiverem comprometidos.

Em conjunto com o tamanho do tumor e os receptores hormonais, o comprometimento linfonodal exerce papel essencial nas decisões terapêuticas, tanto para o tratamento loco-regional quanto sistêmico. Para alguns autores a dissecção axilar também permite o controle local da doença. No entanto, esta é responsável por alguns efeitos colaterais, como dor loco-regional, parestesia e limitação de movimentos do ombro. O linfedema ocorre em 10 a 25 % dos casos.

O rastreamento mamográfico e o diagnóstico precoce permitem a identificação de muitas lesões com baixa probabilidade de metástase linfonodal. Cerca de 60 a 80 % das pacientes com tumores iniciais são submetidas a um esvaziamento axilar radical desnecessário, o que gerou uma necessidade de se repensar a dissecção axilar em pacientes com pequenos tumores invasivos da mama.

Um novo método, que pode oferecer com segurança informações referentes ao comprometimento axilar com um mínimo de morbidade, é a técnica da biopsia do linfonodo sentinela.

DEFINIÇÃO

O Linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo ou grupo de linfonodos que recebem a linfa diretamente da área tumoral.

INDICAÇÕES DA TÉCNICA

Pacientes candidatas a este procedimento são aquelas que apresentam baixo risco de metástase axilar, preferencialmente as que apresentam tumores menores de dois centímetros, assim como em casos de tumores menos agressivos,como o carcinoma tubular e o carcinoma medular. Contra-indicações à técnica referem-se a casos de axila clinicamente comprometida ou de lesões difusas, multifocais ou multicêntricas, além de tumores localmente avançados.

INJEÇÃO E TIPOS DE CONTRASTE

A base para a escolha do meio de contraste é o tamanho das partículas, que devem ser pequenas o suficiente para entrar na circulação linfática mas que sejam bloqueadas pelo primeiro linfonodo da drenagem mamária. O tecnécio 99 (Tc99) foi a substância que melhores resultados apresentou até então. Alternativas de menor custo são os corantes azul patente (blue dye) e o azul de isossulfan.
A injeção do contraste pode ser realizada peritumoral, intradérmica, subdérmica ou periareolar, obtendo-se sucesso semelhante na identificação do linfonodo sentinela

BIOPSIA DO LINFONODO SENTINELA – EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO EUROPEU DE ONCOLOGIA

Em um estudo prospectivo, randomizado, realizado no Instituto Europeu de Oncologia em Milão sobre a biópsia do linfonodo sentinela, 516 pacientes foram incluídas. Um grupo de pacientes foi submetido à dissecção axilar radical, precedida pela biópsia do linfonodo sentinela e outro grupo foi submetido a biópsia do linfonodo sentinela seguida de dissecção axilar radical nos casos de positividade do mesmo.

A acurácia global da BLS no primeiro grupo de pacientes (dissecçao axilar) foi de 96,9%, o valor preditivo positivo de 100%, o valor preditivo negativo de 95,4%, a sensibilidade de 91,2% e a especificidade de 100%.

O Instituto Europeu de Oncologia instituiu a biópsia do linfonodo sentinela com congelação do mesmo no ato cirúrgico como tratamento “standard” dos casos a que se aplica a técnica, como explicitado acima, procedendo à dissecção linfonodal dos três níveis apenas nos casos de positividade da biópsia

BIBLIOGRAFIA

Giuliano AE, Kirgan DM, Guenther GM, Morton DL. Lymphatic mapping and sentinel lymphadenectomy for breast cancer. Ann Surg 1994; 220: 391-401.

Krag DN, Weaver DL, Alex JC, Fairbank JT. Surgical resection and radiolocalisation of the sentinel node in breast cancer using a gamma probe. Surg Oncol 1993; 2: 335-40

Veronesi U, Paganelli G, Galimberti V, et al. Sentinel node biopsy to avoid axillary dissection in breast cancer with clinically negative lymph nodes. Lancet 1997; 349: 1864-7

Viale G, Maiorano E, Mazzarol G, Zurrida S et al. Histologic Detection and Clinical Implications of Micrometastases in Axillary Sentinel Lymph Nodes for Patients with Breast Carcinoma. Cancer 2001;92:1378-84.

Sbragia Neto, Lourenço; Melo Filho, Antônio; Barini, Ricardo; Huguet, Priscila Ribeiro; Marba, Sérgio; Bustorff-Silva, Joaquim Murray.

Título: Importância do diagnóstico pré-natal de gastrosquise / Importance of prenatal diagnosis of gastroschisis
Fonte: Rev. bras. ginecol. obstet;21(8):475-479, set. 1999. tab.
Idioma: Pt.
Resumo: Objetivo: avaliar o papel do diagnóstico pré-natal da gastrosquise na qualidade do atendimento e na evolução de neonatos (RN) com gastrosquise. Métodos: estudo retrospectivo de 25 casos de RN com gastrosquise, abordados na Universidade Estadual de Campinas, entre janeiro de 1989 e junho de 1998. Resultados: comparando-se os grupos com diagnóstico pré-natal (PN) e neonatal (NN), näo foram observadas diferenças quanto a incidência de prematuridade, peso ao nascer e relaçäo peso com idade gestacional. A mediana do tempo entre o nascimento e a correçäo da gastrosquise foi de 5 horas. Tal intervalo foi menor no grupo PN que no grupo NN (2,25 h versus 13 h; p<0,05). Em 17 RN (68 por cento) foi possível o fechamento primário do defeito, sem diferença no número de casos entre os grupos PN e NN. Embora esta dferença näo tenha atingido signficância estatística, a sobrevida foi maior no grupo PN (85,7 versus 45,5 por cento). Conclusões: o diagnóstico pré-natal de gastrosquise contribui favoravelmente para o atendimento perinatal adequado, resultando em melhora sensível dos índices de mortalidade destas crianças (AU)

Descritores: Diagnóstico Pré-Natal
Gastrosquise

-Feto/anormalidades
Recém-Nascido/crescimento & desenvolvimento

Limites: Humanos
Feminino
Gravidez